Após um ano de reuniões com os tenistas, a organização do US Open anunciou que está pronto para fazer grandes mudanças. O torneio de Nova Iorque planeja aumentar sua premiação para US$50 milhões at&é o ano de 2017 – o dobro do que pagou temporada passada, al&ém de agendar a decisão masculina, permanentemente, para domingo, a partir de 2015.
“A USTA (U.S. Tennis Association) tem uma visão de longo prazo para garantir que o tênis continue a crescer nos Estados Unidos”, disse David Haggerty, presidente da Associação. ”Com o dinheiro do prêmio e reconhecimento do valor que os jogadores trazem para o esporte, vamos ganhar estabilidade, para que possamos concentrar nossa energia para o crescimento do jogo e para garantir a vitalidade do tênis nos Estados Unidos nos próximos anos”.
A U.S. Tennis Association tamb&ém está fazendo um aumento adicional de US$4,1 milhões para cada uma das chaves (masculina e feminina) do Grand Slam deste ano. “Nós saudamos o compromisso da USTA. Esses aumentos são os maiores da história do esporte, o que representa um reconhecimento aos jogadores que participam do US Open. Nós tamb&ém aplaudimos a mudança no calendário, a partir de 2015”, comentou o presidente da ATP, Bred Drewett.
Outro que aprovou e elogiou as mudanças na competição foi o presidente da WTA, Stacey Allaster. “Aplaudimos o compromisso da USTA em dar a nossas atletas uma maior e mais justa compensação na premiação. Em 40 anos, a Associação tem sido uma líder para o tênis feminino e o anúncio de hoje, só prova sua visão ousada para o esporte”.
“Roger Federer teve as palavras mais sensatas. Era hora de trabalharmos juntos, em vez de uns contra os outros”, comentou o diretor executivo da USTA, Gordon Smith. Federer &é o presidente do Conselho da ATP, e participou da reunião que definiu as alterações. O suíço fazia lobby pelas mudanças, junto a outros grandes jogadores, como o atual número 1 do mundo, Novak Djokovic.
“A USTA ouviu nossas preocupações com um verdadeiro espírito de parceria e como presidente do Conselho da ATP, estou pessoalmente agradecido por seu apoio”, disse Federer. “O Aberto dos EUA &é muito especial, e todos nós estamos ansiosos para uma grande competição em Flushing Meadows neste e nos próximos anos.”
As principais reclamações dos tenistas eram relacionadas à premiação, considerada baixa pelos atletas, al&ém do calendário de jogos – o US Open &é o único torneio em que semifinais e final são jogadas em dias consecutivos. O torneio, em 2013, acontece no dia 26 de agosto e vai at&é o dia 9 de setembro.
Foto: Getty Images
