Acompanhar uma partida de Roger Federer em Wimbledon &é uma dádiva para qualquer os fãs de tênis. A maestria na forma como executa os golpes, a suave movimentação sobre a grama e a forma como seu jogo flui naturalmente são características que não se observa em nenhum outro tenista em atividade.
E foi jogando assim nas duas últimas semanas que o suíço voltou ao posto de número 1 do mundo após dois anos de ausência em meio ao reinado temporário de Nadal e Djokovic. Mas, acima de tudo, sete vezes campeão de Wimbledon.
Contra quase todos, em um dia que o público britânico pintou as ruas de azul, vermelho e branco, nem mesmo Andy Murray em uma campanha inspirada, marcada pelo fim de jejum de 74 sem um representante britânico na decisão, Federer manteve-se absoluto a partir do segundo set, momentos da partida em que o suíço protegeu seu serviço de tal forma que Murray foi incapaz de conseguir quebras.
“Você mereceu”, disse Murray bastante emocionado, ainda em discurso na quadra central.
Federer destacou sua leitura do ambiente na quadra central como uma das chaves para conseguir reagir após sair com um set atrás. “Tentei sempre jogar de forma mais agressiva. O vento atrapalhava um pouco, o que me fez jogar mais de acordo com as condições da quadra do que baseado na minha tática. O fato de ter fechado o teto talvez realmente tenha me ajudado”.
Um título de Wimbledon jamais &é vencido naquelas duas semanas de torneio. O processo para chegar ao topo e igualar a marca de Pete Sampras na Era Aberta, ambos heptacampeões no All England Club, começou após a derrota na final de Roland Garros, em 2011, para Rafael Nadal e outro motivo, neste caso duplo, que estava ali bem próximo, acompanhando o pai trintão escrever um novo capítulo na história do tênis.
“As pessoas às vezes se esquecem de que eu tenho filhas gêmeas. Elas com certeza têm um impacto massivo na minha vida. Isso colaborou para uma melhora no meu jogo, estou jogando em alto nível há um longo tempo, o que me deixa extramente feliz”.
foto: Renan Justi, em Londres
(foto: AELTC)