
O início da quinta-feira rendeu surpresas muito positivas para o Brasil no Campeonato Internacional de Tênis. O gaúcho Orlando Luz e o pernambucano José Pereira fizeram a alegria da torcida na Sociedade Hípica de Campinas e avançaram às quartas de final da chave. Com premiação recorde de US$ 130 mil (R$ 673 mil na cotação atual), o evento na Sociedade Hípica distribuirá 100 pontos ao campeão. O Santander é o patrocinador oficial da competição.
Nos primeiros jogos desta quinta, os brasileiros Orlando Luz, 437º do ranking, e José Pereira, 592º do mundo, deram prosseguimento à ótima forma desde o qualifying e asseguraram lugar nas quartas de final do Challenger de Campinas. Luz, de 25 anos, conquistou a maior vitória de sua carreira no profissional ao bater o argentino Federico Coria, 83º do ranking e cabeça de chave 1.
Mostrando muita variação, alternando devoluções precisas e subidas à rede frequentes, Orlandinho não deixou Coria confortável em nenhum momento da partida. Após 1h49, Luz causou a maior abalo na chave principal por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3. Foi o primeiro triunfo do gaúcho sobre um tenista top 100, fato que fez Orlando se entregar ao saibro após o ponto final.
“Hoje foi muito cansativo, mas também muito intenso. É uma emoção muito grande de quem bateu na trave muitas vezes nos últimos anos para ganhar de um top 100. Não é fácil quebrar barreiras no tênis. Há algumas semanas, perdi para o Cerundolo por 7/6 no 3º set. Então são dúvidas que fazem a gente pensar. Ali, no fim do 2º set, minha cabeça ‘bugou’ e daí acabei baixando a intensidade. Mas felizmente consegui voltar bem no 3º, sabia que tinha que atacá-lo, variar o jogo e sacar muito bem para deixá-lo desconfortável em quadra”, avaliou Luz.
Por vaga na semifinal na Hípica, Orlandinho vai encarar o italiano Andrea Pellegrino, 191º do mundo, que bateu o atual campeão Jan Choinski na última quarta-feira (4). Quem também acompanhou o embalo do gaúcho foi o experiente José Pereira, outro que também precisou furar a fase classificatória.
O pernambucano retomaria a partida contra Francisco Comesana, 126º e cabeça 4, paralisada pela chuva em 4/3 para o argentino. Entretanto, uma lesão no punho fez com que o adversário se retirasse antes de voltar à quadra. Com isso, Pereira avança para enfrentar mais um argentino: Camilo Ugo Carabelli, cabeça 8 e 11º do ranking.
“É um jogador muito sólido do fundo da quadra, bem regular e que vem jogando muito bem. Mas tenho que manter meu plano de jogo essa semana, em que estou muito bem. Venho me sentindo muito bem. Não é a melhor maneira de se avançar (com retirada do rival), então desejo uma boa recuperação a ele. Só que minha estratégia é pensar jogo a jogo e me adaptar às condições do confronto o mais cedo possível”, analisou Pereira.
Ainda nesta quinta, a “zebra” continuou passeando pela Hípica. O italiano Luciano Darderi, 166º do mundo, desbancou o cabeça 2, Juan Manuel Cerundolo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em apenas 1h22. Seu próximo adversário sai do duelo entre o argentino Román Burruchaga e o campineiro Felipe Meligeni Alves, cabeça 7, que jogam ainda nesta quinta.
RESULTADOS – Quinta-Feira (05/10)
Oitavas de final – Simples
José Pereira (BRA) d. Francisco Comesana (ARG) [4], 3/4 e RET.
Orlando Luz (BRA) d. Federico Coria (ARG) [1], 6/3, 3/6 e
Luciano Darderi (ITA) d. Juan Manuel Cerundolo (ARG) [2], 6/2 e 6/4
Hugo Dellien (BOL) [6] d. Santiago Rodríguez Taverna (ARG), 6/2 e 6/3
1ª rodada – Duplas
Gilbert Klier (BRA)/Matheus Pucinelli (BRA) d. Igor Gimenez (BRA)/Nicolas Zanellato (BRA), 6/1 e 6/2
Quartas de final – Duplas
Fernando Romboli (BRA)/Marcelo Zormann (BRA) [4] d. Paulo André Saraiva (BRA)/Rafael Tosetto (BRA), 6/1, 4/6 e 10-6
Foto: João Pires/Fotojump