Bruno Kuzuhara (EUA) não é tão norte-americano quando diz a bandeira ao lado de seu nome no placar da Santos Brasil Tennis Cup. Na verdade, ele nasceu no Brasil, em São Paulo, onde boa parte de sua família ainda mora. Filho de descendentes de japoneses, quando bebê se mudou para a Flórida, onde cresceu, estudou e aprendeu a jogar tênis. Aos 18 anos foi campeão do Australian Open júnior em simples e duplas, e apesar de jogar pelos Estados Unidos, aqui que ele se sente em casa.
“Eu estou em casa com certeza. Meu tio veio de São Paulo pra torcer, tinha mais gente do meu lado e espero avançar para a semifinal e final para toda a família poder vir torcer”,disse Kuzuhara em um português perfeito.
O primeiro passo para chegar no final de semana do ATP Challenger 50, Kuzuhara,469º, deu hoje ao aguentar uma batalha de mais de três horas para vencer o turco Ergi Kirkin, 251º e alcançar as quartas de final. Começou vencendo o primeiro set por 6/3 e perdeu o segundo por 6/4. No terceiro, Kirkin chegou a fazer 5/3 mas não conseguiu manter o ritmo. Sob um calor de 34 graus, Kuzuhara virou e venceu por 7/5.
“Foi a volta da nossa partida em Porto Alegre, na semana passada. Um jogo duro, mas com o apoio do meu tio e da torcida consegui a vitória hoje.”
Para Kirkin, a derrota encerra a gira sul-americana que ele fez pela primeira vez na carreira e que vai ficar para sempre na memória. “Meu primeiro título de Challenger será uma lembrança que vou guardar para sempre e o Brasil vai ficar comigo também”, disse o jogador que subiu para 251º da ATP e retorna para a Turquia hoje à noite. “Com esse ranking posso tentar jogar Challengers na Europa e quem sabe começar a viajar com meu técnico, porque 80% das vezes tenho viajado sozinho e não é fácil”, contou.
Ainda hoje jogam por vaga nas quartas, o campeão de Santos em 2016 Renzo Olivo(ARG) contra Alejo Lingua Lavallen(ARG) e Hady Habib(LIB) contra Franco Roncadelli(URU). Gonzalo Bueno se retirou do torneio e Adolfo Vallejo passou de fase sem jogar.
As semifinais serão definidas nesta sexta-feira, a partir de 11 horas no Tênis Clube de Santos, com entrada gratuita.
A Santos Brasil Tennis Cup integra o ATP Challenger Tour, distribui premiação total de US$ 41 mil e garante 50 pontos para o campeão no ranking mundial.