O título do ATP 250 de Stuttgart é da dupla brasileira Marcelo Melo e Rafael Matos. Neste domingo (16), na final do torneio, que abriu a temporada de grama da parceria, o mineiro e o gaúcho comemoraram a primeira conquista juntos, diante do britânico Julian Cash e do norte-americano Robert Galloway. Melo e Matos venceram de virada: 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 10-8. É o 38º título de Melo na carreira, recordista brasileiro – 16º de ATP 250 – e o sexto na grama. Jogo terminado, a festa foi do Brasil na Alemanha.
“Muito feliz com a vitória. Primeiro torneio de grama jogando juntos, conseguimos o título. Fizemos belos jogos durante a semana toda. Jogamos muito confiantes nos momentos importantes do primeiro jogo à final. Acho que é uma fração de um belo caminho que temos pela frente. Eu e o Rafa estamos realmente muito contentes com esse titulo aqui em Stuttgart”, comemorou Marcelo que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.
Melo e Matos completam uma semana de belas vitórias, mostrando um entrosamento cada vez maior. Foi apenas o terceiro torneio na temporada desde que anunciaram a parceria, de olho em uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris – antes, jogaram uma vez em 2023. São cinco vitórias juntos. Estiveram também no ATP 250 de Genebra, na Suíça, e Roland Garros, Grand Slam em Paris, na França. O mineiro e o gaúcho seguem na grama até o Grand Slam de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra, que começa no dia 1º de julho.
Com a conquista deste domingo, Melo soma agora seis títulos na grama, sendo um deles o Grand Slam, Wimbledon, em 2017, ao lado do polonês Lukasz Kubot, com quem venceu também duas vezes o ATP 500 de Halle (2017 e 2018) e uma o ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch (2017). Com o australiano John Peers, comemorou mais uma vez em Halle, no ano passado. Foi a segunda final do mineiro em 2024 (74ª da carreira), vice-campeão no Masters 1000 de Monte Carlo com o alemão Alexander Zverev, no saibro de Mônaco, em abril.
De virada – Com uma única quebra no sexto game do primeiro set, os adversários venceram por 6/3. Melo e Matos buscaram a reação e devolveram o 6/3 no segundo set, com dois breaks: no segundo game, abrindo na sequência 3/0, e no oitavo, para fazer 5/3 e fechar em seguida, deixando tudo igual. No match tie-break, o mineiro e o gaúcho estiverem sempre à frente, a partir do 3-2, marcando 10-8 para ganhar o título em Stuttgart.
Foto: Boss Open