Laura Pigossi encerrou neste domingo uma semana perfeita em São Paulo, levantando o troféu do Engie Open, torneio ITFW 75 realizado no Paineiras do Morumbi. A número dois do Brasil, e possivelmente 127ª da WTA na lista a ser divulgada nesta segunda-feira, 07 de outubro, venceu a italiana Beatrice Ricci de virada, com parciais de 6/7 (3) 6/3 6/3.
A partida mostrou toda a maturidade e determinação de Pigossi. Mesmo após perder o tiebreak do primeiro set por 7/3, ela manteve-se firme no jogo. No segundo set, após uma sequência de quebras, conseguiu uma virada ao vencer quatro games consecutivos, fechando em 6/3. O terceiro set foi igualmente disputado, mas Laura, mostrando superioridade nas devoluções e no saque, abriu 5/3. No último game, com o apoio da torcida, selou a vitória com mais um 6/3, conquistando assim o segundo maior título de sua carreira – o maior sendo o WTA 125 de Buenos Aires, em 2023.
Com o título, Laura Pigossi somou 75 pontos no ranking e embolsou US$9.142, avançando em sua meta de retornar ao top 100. Após a vitória, Laura lembrou de um torneio juvenil que venceu aos 12 anos no Paineiras e aproveitou para deixar uma mensagem de inspiração.
“Dedico este título a cada um de vocês (torcida), que me ajudaram muito durante esta semana. Quero dizer algo muito importante: há 18 anos ganhei um torneio aqui, e hoje, depois de uma medalha olímpica e dois títulos Pan-Americanos, estou novamente levantando um troféu. Nunca desistam dos seus sonhos. Se vocês se dedicarem de corpo e alma, tenho certeza de que, seja no tênis ou fora dele, vocês podem alcançar o que quiserem. Nenhum sonho é grande demais.”
Este é o 11º título de simples de Laura, que, ao receber o troféu, destacou mais uma vez a importância de competir em casa. Ela se transforma quando joga no Brasil e com o apoio da torcida.
“Eu amo jogar aqui e pelo Brasil, porque jogo por algo maior, não só por mim. Hoje senti muito o cansaço, mas com a torcida me apoiando, sabia que conseguiria me superar. Consegui administrar bem e vencer o torneio”, finalizou Laura.
Nesta semana, Laura Pigossi retorna a Barcelona, onde reside, para disputar dois torneios na Espanha, antes de voltar à América do Sul para os últimos eventos da temporada. Um deles será na Argentina, onde defende o título, além da Billie Jean King Cup, em São Paulo.