A terça-feira marca o final do quali e a abertura da chave principal do ITF M25 – Brasil Tennis Classic, que está sendo realizado nas quadras de saibro do Clube Paineiras do Morumby, com entrada gratuita para os fãs de tênis.
A chave principal, sorteada hoje, conta com 13 brasileiros confirmados. Pedro Sakamoto é o cabeça de chave número 2, Daniel Dutra da Silva é o quinto pré-classificado, João Lucas Reis ocupa o sexto lugar e José Pereira, o oitavo. Já o peruano Matías Soto, campeão em Recife no domingo, é o número 3.
Após a rodada final do qualifying, com início às 11 horas de terça, serão disputados quatro jogos de simples e quatro de duplas. O principal favorito da competição, Gonzalo Bueno (PER), 239º do ranking ATP, entra em quadra contra o brasileiro Gilbert Klier, ex-354º da lista. Os dois ainda não se enfrentaram em competições anteriores.
Bueno, de 20 anos, esteve como “sparring” no ATP Finals de 2023 e iniciou 2024 com o pé direito, conquistando seu primeiro título de Challenger 50 em Buenos Aires. Em seguida, venceu o Challenger 50 de Concepción, no Chile, e foi vice-campeão no Challenger 75 de Cali, na Colômbia.
O brasileiro convidado pela organização, Gustavo de Almeida, que está em seu último ano como juvenil, também faz sua estreia amanhã contra o argentino Ignacio Monzón. Em outro confronto 100% nacional, José Pereira e João Schiessl se enfrentam. Pedro Rodrigues, que também ganhou wild card para a chave principal, encara Lorenzo Joaquim Rodriguez (ARG).
O último convite para a chave principal foi dado ao jovem Enzo Kohlmann, de 18 anos, que, em Recife na última semana, alcançou seu melhor resultado ao sair do qualifying e atingir a semifinal. A data de estreia de Kohlmann ainda não foi definida.
O torneio acontece de 11 a 17 de novembro, com uma premiação total de US$ 25 mil e 25 pontos no ranking para o campeão.
Foto: João Pires/Fotojump