Rafael Nadal fez nesta terça-feira seu último jogo como tenista profissional, na partida que abriu o confronto contra a Holanda pela Copa Davis.
Na partida contra Botic Van de Zandschulp, o espanhol lutou bastante e fez o seu melhor pra tentar justificar a escalação por David Ferrer, técnico espanhol, mas não foi o suficiente diante do sólido adversário, que venceu por duplo 6/4.
“Foi um dia emocionante. Eu sabia que poderia ser minha última partida como tenista profissional. Os momentos que antecederam foram emocionantes, meio difíceis de lidar, no geral. Tantas emoções. Tentei fazer isso da melhor maneira possível.” disse o vencedor de 14 títulos de Roland Garros.
“Tentei ter a melhor atitude possível, com energia necessária, independente do resultado. Houve um vislumbre de esperança no final, mas não era pra ser. Meu oponente foi melhor do que eu hoje e ponto final.”
Depois, Carlos Alcaraz chegou a vencer o holandês Tallon Griekspoor, mas perdeu nas duplas ao lado de Marcel Granollers, confirmando a eliminação da Espanha.
Nadal sai do circuito depois de um ano de muitas lesões e poucos jogos, mas sem dúvida como um dos maiores de todos os tempos, não só do tênis, mas do esporte como um todo.
No total, foram 92 títulos de torneios da ATP, sendo 22 de Grand Slam. Além dos 14 em Paris, foram 4 no US Open, 2 do Australian Open e 2 em Wimbledon.
Foto: X/Davis Cup