Lucas Andrade da Silva, de 20 anos, conquistou neste domingo o primeiro título profissional da carreira ao vencer o também brasileiro Gustavo Ribeiro de Almeida na final do Brasil Tennis Classic, ITF M25, por 4/6, 6/2 e 6/2. A final 100% brasileira é uma recompensa aos esforços do Instituto Sports em promover torneios no país e dar chances aos juvenis. Os dois atletas já foram premiados com Wild Card em outros eventos, quando ainda eram juvenis.
Com arquibancadas lotadas no Esporte Clube Pinheiros, os dois jovens talentos protagonizaram uma disputa equilibrada, como se esperava. Tanto Lucas quanto Gustavo começaram nervosos, e Almeida levou a melhor no primeiro set, vencendo por 6/4. No segundo, caiu de intensidade, e Lucas aproveitou para empatar com um 6/2. O terceiro set seguiu o mesmo roteiro e, com mais um 6/2, Lucas comemorou o título inédito, conquistado jogando no Brasil.

Estudante e atleta da Universidade de South Carolina, nos Estados Unidos, Lucas fez um agradecimento especial:
“Estou muito feliz com esse título, não imaginava que chegaria tão longe nesta semana. Agradeço aos amigos que vieram de Santos, ao meu técnico aqui durante a semana, Wilson Souza, e, sobretudo, ao pessoal da universidade nos Estados Unidos. Sem eles, isso não seria possível. O College tem sido muito bom pra mim e é uma ótima ponte para quem quer se tornar profissional”, afirmou Silva.
A expectativa é de que os dois tenistas se encontrem outras vezes nas quadras. Em agosto, Gustavo Almeida embarca para os Estados Unidos, onde passará a defender a universidade da Georgia. A final inédita, mesmo sem o título, foi muito celebrada:
“Não saiu como eu queria, mas parabenizo o Lucas pela excelente semana. Para mim também foi um ótimo torneio, já que nunca havia chegado à final de um M25. Obrigado a todos que tornaram essa final possível. Vamos em frente, porque ainda tem muita coisa pela frente”, disse Almeida.
Pelo vice-campeonato, Gustavo somou 16 pontos no ranking mundial e recebeu US$ 2.700 em premiação. Já Lucas conquistou US$ 4.600 e 25 pontos no ranking da ATP, o que deve lhe render um salto de aproximadamente 400 posições, aparecendo na próxima lista em torno da 750ª colocação.
(João Pires/Fotojump)
