Copa Davis será disputada no Rio de Janeiro

O Brasil já tem definido o palco para o próximo desafio na Copa Davis. O confronto diante da Suíça, válido pelo Grupo Mundial I da competição, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro (RJ).

João Fonseca (CBT)

A escolha da sede foi feita pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), em conjunto com a comissão técnica, capitaneada por Jaime Oncins, levando em consideração as condições de jogo consideradas ideais para o confronto diante da Suíça, além da capacidade de receber um grande evento para o público brasileiro.

“Pela primeira vez em muito tempo, tomamos uma decisão que foge do tradicional. Antigamente, quando jogávamos no Brasil, a escolha era automática: saibro e nível do mar. Hoje, a realidade é outra. O perfil dos nossos jogadores mudou e eles demonstraram uma excelente capacidade de adaptação a diferentes pisos, como vimos em nossos últimos resultados fora de casa. Pensando nisso e nas características atuais da nossa equipe, decidimos jogar em uma quadra rápida e coberta, onde os atletas se sentem confortáveis e já vêm obtendo bons resultados. Além disso, o fato de contarmos com uma arena indoor que possui toda a infraestrutura necessária para sediar um evento desse porte em casa pesou muito na nossa escolha. É um cenário ideal e onde, historicamente, inclusive na Copa Davis, nossos jogadores têm se adaptado muito bem”, destacou Jaime Oncins, capitão da equipe brasileira.

A Farmasi Arena é um dos principais espaços para eventos do Brasil. Localizada na Barra da Tijuca, a arena foi palco de disputas dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e voltou a receber competições de alto nível durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. 

O Brasil volta a sediar um confronto da Copa Davis após três anos. A última vez que atuou em casa foi em 2023, na cidade de Florianópolis (SC), diante da China. Desde então, a equipe brasileira disputou seus compromissos na competição longe da torcida brasileira.

Brasil e Suíça se enfrentaram em duas oportunidades na história da Copa Davis, com uma vitória para cada lado. O duelo mais recente ocorreu em 1992, em Genebra, com vitória dos suíços, enquanto o primeiro encontro foi realizado em 1954, com vitória da equipe brasileira. 

Naná, Guto Miguel e Leo Storck vencem nas duplas em Milão

Guto Miguel e Leo Storck (Trofeo Bonfiglio)


Três tenistas brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio neste sábado (23), ao conquistarem os títulos de duplas do ITF J500 de Milão, o tradicional Troféu Bonfiglio, um dos principais torneios preparatórios para Roland Garros juvenil: Naná Silva, Guto Miguel e Leonardo Storck

Na chave feminina, Nauhany Silva, a Naná, ao lado da espanhola Charo Esquiva, superou na final a argentina Sol Larraya e a sérvia Anastasija Cvetkovic, com vitória por duplo 6/4.

Este é o maior título de duplas da carreira juvenil de Naná, que soma agora seis conquistas na categoria — sendo quatro títulos de nível J300, um de J200 e este J500.

Já Luis Guto Miguel ficou com o título de duplas masculinas ao lado de Leonardo Storck. Na decisão, os brasileiros venceram o porto-riquenho Yannik Alvarez e o norte-americano Jack Secord por 6/3 e 6/1.

Luísa Stefani é bicampeã do WTA de Estrasburgo

Luisa Stefani, atual número nove do mundo, e Gabriela Dabrowski conquistaram, neste sábado o título do WTA 500 de Estrasburgo, na França, no saibro. A dupla derrotou a parceria da norueguesa Ulrike Eikeri e da norte-americana Quinn Gleason por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 6/4.

Stefani e Dabrowski campeãs em Estrasburgo

Stefani ergue seu 15º título na carreira onde tem 25 finais de WTA. É a primeira vez que ela repete uma conquista em um torneio, ou seja, é bicampeã. Em 2025 havia sido campeã com a húngara Timea Babos.

A conquista é a quarta ao lado de Gabriela Dabrowski, segunda no ano onde venceram o WTA 1000 de Dubai, nos Emirados Árabes, e ainda fizeram semifinal no Australian Open e nos WTAs 1000 de Miami, nos EUA, e Doha, no Qatar. As duas formam a terceira melhor dupla da temporada.

“Super feliz com mais um título aqui em Estrasburgo, dois títulos seguidos em um local que adoro jogar. Boa final para fechar a semana com chave de ouro. Fizemos ótimos treinos e passamos várias situações diferentes em cada jogo. É seguir nesse embalo para chegarmos firmes para Roland Garros”, disse Luisa Stefani.

Ela celebrou a 15ª conquista na carreira: “Mais feliz que os 15 títulos estou super feliz com o bicampeonato de Estrasburgo, meu primeiro bicampeonato ser no saibro. Vamos que vamos. Rumo ao 16º e aos 20”.

Stefani já está a caminho de Paris para a disputa do Aberto da França. Ela e Dabrowski conheceram suas rivais de estreia que ainda não tem data para acontecer. A dupla enfrenta a holandesa Isabelle Haverlag e a britânica Maia Lumsden.

Bia e Luísa confirmadas no SP Open

Após uma primeira edição histórica, a cidade de São Paulo receberá a elite do tênis feminino pelo segundo ano consecutivo. O SP Open, maior torneio de tênis feminino disputado no Brasil, retorna ao Parque Villa-Lobos entre os dias 12 e 20 de setembro para mais uma celebração da força feminina no esporte. Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani, as tenistas número 1 do Brasil em simples e duplas, já estão garantidas na segunda edição do WTA da maior cidade das Américas. 

Bia Haddad Maia (Dalia Gabanyi Langer)



Beatriz Haddad Maia é a atual número 1 do Brasil e a grande queridinha da torcida local. Jogando em casa, Bia, que já foi número 10 do mundo em simples e duplas, vai em busca do seu 5º título de WTA da carreira. Além dos troféus conquistados em Nottingham, Birmingham, WTA Elite Trophy e Seul em simples, e outros oito nas duplas, Bia também foi semifinalista em Roland Garros (2023) e finalista no Australian Open nas duplas (2022). Ela é a segunda brasileira da história com melhor ranking na WTA, atrás apenas da lendária Maria Esther Bueno. No ano passado alcançou as quartas de final no SP Open.

“É muito especial poder jogar um WTA na minha cidade, perto de pessoas queridas, da minha família e com toda a torcida. Dá sempre um friozinho na barriga, mas é muito gostoso. Espero poder estar junto com todas as brasileiras, não só da minha geração, e poder inspirar cada vez mais meninas para que tenham vontade de estar lá. O principal é desfrutar da semana e lembrar que ela é muito maior do que um sonho pessoal”, disse Bia.

Quem também já está garantida é a atual campeã do torneio de duplas, Luisa Stefani. A medalhista olímpica nos Jogos de Tóquio foi campeã na primeira edição do SP Open ao lado de Timea Babos, ganhando o troféu criado por Ara Vartanian, e retorna ao torneio em busca da defesa do título, com parceira a confirmar. Hoje, Luisa ocupa o 9º lugar no ranking de duplas, sua melhor colocação da carreira, e vem de um grande começo de temporada. A brasileira, que voltou a fazer parceria com a canadense Gabriela Dabrowski, foi campeã no WTA 1000 de Dubai e semifinalista no Australian Open e nos WTA 1000 de Doha e Miami. No total, Luisa tem 14 títulos, além da conquista nas duplas mistas do Australian Open 2023 com Rafael Matos.

“A energia que vimos na primeira edição do SP Open foi algo muito especial. O público abraçou o torneio, lotou as arquibancadas e criou uma atmosfera ímpar para as jogadoras. Ter a Bia e a Luisa novamente no SP Open é muito simbólico, porque elas ajudaram a criar alguns dos momentos mais especiais no ano passado. Vê-las jogando em casa, com arquibancadas cheias e uma torcida tão apaixonada, foi um dos momentos mais marcantes da estreia do torneio e esperamos viver isso novamente em 2026”, disse Luiz Carvalho, codiretor do SP Open.

Mais informações da segunda edição do WTA da maior cidade das Américas, como novidades do line-up, pré-venda e venda geral de ingressos, serão divulgadas em breve.
O SP Open é um torneio do circuito WTA 250 – uma das principais categorias do tênis feminino mundial – que voltou São Paulo após um hiato de 25 anos.

O SP Open é mais um grande ativo que a IMM, principal empresa do País nos segmentos de esporte e entretenimento, trouxe para a cidade de São Paulo. A IMM é a realizadora também do festival gastronômico “Taste of São Paulo”, da São Paulo Fashion Week e das turnês do Cirque du Soleil.

O SP Open conta com o patrocínio máster da Claro, Heineken 0.0, ALLOS, Shopping VillaLobos e Bradesco.

São patrocinadores também: Prudential, Mercedes-Benz,  B3, Latam, Seara Gourmet e Accor. As marcas esportivas oficiais são Slyce e ASICS.

O torneio é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, via SPTuris.

A transmissão é do Sportv.

O SP Open é uma promoção da IMM, com realização do ICT

Bradesco é o novo patrocinador do SP Open

O Bradesco é o novo patrocinador do SP Open 2026 e fará sua estreia no tênis feminino no WTA da maior cidade das Américas. Disputado na categoria WTA 250, uma das principais do circuito mundial feminino, o torneio acontece entre os dias 12 e 20 de setembro, no Parque Villa-Lobos, consolidando São Paulo como uma das principais plataformas do tênis feminino na América Latina.

Rakotomanga, a 1a campeã do SP Open (Fotojump)

Após uma primeira edição histórica, o SP Open retorna ao calendário esportivo brasileiro depois de recolocar a capital paulista na rota do circuito mundial feminino após um hiato de 25 anos sem um torneio da WTA na cidade. Em sua estreia, o evento reuniu grandes nomes do tênis internacional e reforçou o potencial de São Paulo como palco de grandes experiências esportivas e de entretenimento.

Com tradição de investimento no esporte brasileiro, o Bradesco amplia sua atuação em grandes plataformas esportivas e de entretenimento ao associar sua marca ao maior torneio de tênis feminino do País. O movimento reforça a estratégia da companhia de conexão com experiências relevantes, diversidade, inovação e fortalecimento do esporte feminino.

“Para a IMM, é uma satisfação celebrar parceria com uma instituição como o Bradesco. Com o patrocínio Master do SP Open, o Bradesco acessa uma poderosa plataforma de relacionamento com um público extremamente qualificado e consumidor de produtos e serviços bancários voltados para o segmento de alta renda. A IMM tem o melhor portfólio de eventos recorrentes do país. O nosso desafio é identificar a plataforma que seja mais aderente aos objetivos de cada cliente. A parceria Bradesco e SP Open é um bom exemplo dessa visão”, afirma Enio Ribeiro, Diretor Comercial da IMM.

O Bradesco passa a integrar a mesma categoria de patrocinadores de Claro, Allos, Shopping Villa-Lobos e Heineken 0.0.

O torneio é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, via SPTuris.

O SP Open é uma promoção da IMM, com realização do ICT.

Mais informações sobre a edição de 2026, incluindo line-up, programação, pré-venda e venda geral de ingressos, serão anunciadas em breve.

Victoria Barros é campeã de J500 na Alemanha

Victoria Barros, de 16 anos, conquistou neste domingo o maior título de sua carreira ao vencer o ITF J500 de Offenbach, na Alemanha, superando a sérvia Anastasija Cvetkovic por 6/2 6/4. Principal favorita, a potiguar garantiu seu sexto título de simples no circuito juvenil e o primeiro de nível J500, resultado que a levará pela primeira vez ao top 5 do ranking mundial juvenil.

“Conquistei hoje o maior título juvenil da minha carreira e estou muito feliz com esse resultado. É fruto de um trabalho que venho desenvolvendo com a minha equipe, dentro e fora de quadra. Agora é seguir evoluindo, treinando e aproveitando cada momento. Fico muito feliz também por alcançar o top 5, que representa muito trabalho, mas ainda há muito por vir”, destacou a brasileira.

Bia joga WTA de Paris e Estrasburgo

Depois a derrota na estreia do WTA 1000 de Roma para a francesa Leolia Jeanjean, Beatriz Haddad Maia segue para a França onde disputará o WTA 125 de Paris e o WTA 500 de Estrasburgo, antes de Roland Garros.

Bia Haddad Maia (Bruno Alencastro)

Ainda em Roma, ela avaliou seu desempenho contra Jeanjean, que acabou com vitória da tenista da França por 7/6 (8-6) e 6/4. Em entrevista à ESPN, a número 1 do Brasil e 78ª do mundo falou das oportunidades perdidas e entende que o nível de concentração é algo que quer melhorar, especialmente nos momentos importantes.

“Estou querendo melhorar o meu nível de atenção, porque sei que isso me custa. Às vezes eu desconcentro e perco um ponto de graça em um 0-30. Tive vários durante o jogo”.

“A primeira luta é interna, uma coisa minha comigo. Naquele momento, depois do primeiro set, eu tentei me chacoalhar. Quem joga tênis sabe da dificuldade. Quando você vai sacar, você tem a bola na sua mão, você tem já suas dúvidas, seus fantasmas. É claro que você joga com outra jogadora, você tem que conseguir fazer o que vem trabalhando no dia a dia e que são coisas que estão no seu controle. Mas estou buscando esse enfrentamento e agora é ir para cima”.

Pucinelli avança em Santos

A quadra central do Tênis Clube de Santos recebeu a estreia de Matheus Pucinelli no ATP CH 50 de Santos. Sem dificuldades, ele superou o também brasileiro, Rafael Tosetto por 6/0 6/1, em 1h02m. Atual vice-campeão da Santos Brasil Tennis Cup e o brasileiro com melhor ranking no torneio, Matheus fez valer seu favoritismo e se junta a João Schiessl como representantes do Brasil na 2ª rodada. Nesta 5ª feira, Schiessl enfrenta Ryan Dickerson (EUA), não antes de meio dia. Ainda hoje, o duelo entre Guto Miguel e Wilson Leite define mais um nome brasileiro que seguirá no torneio. A rodada começará às 10h30 e tem entrada gratuita.

Pucinelli (Fotojump)



“Fiz meu dever bem feito, estou me sentindo bem, foi um bom jogo para começar o torneio e chegar confiante para amanhã. Aqui é um lugar em que me sinto bem, ano passado fiz um bom campeonato. Foi bom estrear com esse ritmo de jogo, sem dar espaços para ele”, comentou Matheus Pucinelli.

Na sequência, Pucinelli enfrentará Valerio Aboian (ARG), em confronto marcado para não antes das 15h, na quadra central.

Estreia especial para Pedro Longobardi

Após dois anos enfrentando o qualifying, enfim chegou a primeira partida em torneio profissional para Pedro Longobardi, tenista de Santos, de 17 anos, que enfrentou Juan Manuel La Serna (ARG). O argentino cabeça de chave nº 5, de 22 anos, levou a melhor e venceu por 6/1 6/3. Já Pedro, que é tenista do clube sede do torneio, contou com o apoio dos torcedores que assistiram as boas sequências de movimentos e aos quatro games conquistados.

“Foi uma semana muito positiva. Eu me apressei muito para terminar os pontos rápidos e como ele estava me pressionando eu não consegui manter a consistência, mas agradeço a oportunidade e a todos que vieram torcer. Agora vou seguir trabalhando e evoluindo no tênis”, analisou Pedro Logobardi, que vislumbra agora a participação em torneios futures e a ida para o tênis universitário norte-americano, estudar business.

Os brasileiros Mateus Alves, Bruno Fernandez e Luis Felipe Miguel tiveram bons momentos em suas partidas, mas foram superados e não avançaram na chave, assim como Nicolas Zanellato.

A Santos Brasil Tennis Cup 2026, é incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Seara Gourmet, Vivara, Philco, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa, Axia, Costa do Sauípe – Parques e Resorts, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Oterprem | Blocos e Pisos Intertravados de Concreto, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial e Aberje.

O evento integra o calendário internacional ATP Challenger 50, e conta com apoios de Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paulista de Tênis e Tênis Clube de Santos sede da competição.

A realização é do Instituto Sports.

Brasileiros estreiam nesta 3a no Challenger de Santos

Os jogos da chave principal da Santos Brasil Tennis Cup começarão na tarde desta terça-feira, com oito partidas de simples e a estreia dos irmãos Guto e Felipe Miguel, nas duplas. Pela manhã será realizada a rodada final do qualifying que definirá as seis vagas finais do ATP Challenger de Santos. O evento tem entrada gratuita.

Pedro Sakamoto (Fotojump)

Abrindo a quadra central do Tênis Clube, Eduardo Ribeiro enfrentará Miguel Tobon (COL). Na sequência, em confronto entre Brasil e Argentina, Pedro Sakamoto contará com o apoio da torcida para enfrentar Valerio Aboian.

“A expetativa é sempre jogar bem, desenvolver dentro do jogo para avançar mais a cada dia. Gosto muito de jogar aqui, o pessoal de Santos é sempre muito receptivo e agora é hora de concentrar, planejar e amanhã colocar tudo em prática, na quadra” analisou, Pedro Sakamoto.

Eduardo Schiessl e Gustavo Albieri encerram os jogos da quadra principal, em partida que marcará encontro de jovens tenistas, que têm 21 e 18 anos, respectivamente. Em contrapartida, na quadra 1, Daniel Dutra Silva enfrentará Facundo Mena (ARG), em disputa de tenistas mais experientes. Pai do recém-nascido Thomas, seu segundo filho, José Pereira jogará contra Lorenzo Rodriguez (ARG).

Abrindo a chave de duplas, Guto Miguel volta a formar dupla com seu irmão, Felipe Miguel, para enfrentar Juan Manuel La Serna (ARG) e Miguel Tobon (COL). Os irmãos Miguel somam dois títulos ITFs, conquistados em 2025, no período de férias do tênis universitário norte-americano, do qual Felipe participa.

Primeira rodada do quali marca estreia de Raphael Pucinelli

Foi na primeira rodada do quali que Raphael Pucinelli decidiu que ser tenista profissional será a sua meta. No clube que treina, ao lado de sua família e com o apoio do irmão mais velho e ídolo, Matheus Pucinelli, Rapha tirou a dúvida que ainda poderia ter quanto ao seu futuro, mesmo aos 16 anos.

“Já falei com o meu pai, agora tenho certeza de que é isso que eu quero para mim. Ainda não foi o resultado que esperávamos mas a verdade é que eu consegui jogar bem, me soltei na partida e aproveitei os bons momentos. A oportunidade de jogar o challenger surgiu e eu agarrei, mas a meta é começar a participar de futures no início da próxima temporada” comentou o tímido Raphael Pucinelli.

A Santos Brasil Tennis Cup 2026, é incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Seara Gourmet, Vivara, Philco, Stella Artois Pure Gold, Alupar, Taesa, Axia, Costa do Sauípe – Parques e Resorts, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Oterprem | Blocos e Pisos Intertravados de Concreto, INNI Sports – Bola e Roupa Oficial e Aberje.

O evento integra o calendário internacional ATP Challenger 50, e conta com apoios de Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paulista de Tênis e Tênis Clube de Santos sede da competição.

A realização é do Instituto Sports.

Smash Courts é inaugurada em SP

Localizada no coração do eixo Berrini–Faria Lima, em frente à Ponte Estaiada, a Smash Courts nasce como um hub premium que combina infraestrutura esportiva de alto nível com experiências voltadas a um público exigente. 

(Divulgação)

O espaço ocupa mais de 5 mil metros quadrados e conta com oito quadras — sendo seis de tênis e duas de pickleball, com quatro delas cobertas — além de tecnologia de padrão internacional, como o piso em SBR borracha da Lisonda. A estrutura inclui ainda área de fisioterapia e recovery, vestiários, estacionamento interno, loja especializada, bar com operação completa e áreas de convivência. O complexo foi projetado também para eventos, com capacidade para receber de pequenos grupos a mais de 4 mil pessoas. 

A proposta acompanha uma mudança de comportamento: o tênis deixa de ser apenas uma prática esportiva e passa a integrar o estilo de vida de executivos, empreendedores e formadores de opinião. Com vista privilegiada para a Ponte Estaiada e uma estrutura sem paralelo no segmento, a Smash Courts reforça essa tendência ao conectar esporte, negócios e experiências em um mesmo ambiente. 

O projeto é resultado da parceria entre Luis Felipe Palomares e Marcos Ashcar. A ideia surgiu da combinação de duas necessidades: a escassez de quadras de qualidade em regiões nobres de São Paulo e a ociosidade de espaços de eventos ao longo da semana. A solução veio a partir do conceito de estruturas modulares, capazes de transformar o uso do espaço de forma dinâmica. 

“A Smash nasce de uma visão clara: esporte e entretenimento podem coexistir no mesmo espaço e, quando bem estruturados, se potencializam. Existe uma demanda real por experiências mais completas, que vão além do jogo”, afirma Palomares.

“A chegada ao projeto foi muito natural. Já enxergava aquele espaço como uma oportunidade para o tênis. Com a visão do Luis sobre experiência e operação, conseguimos construir algo sólido, que une credibilidade esportiva e um novo conceito de mercado”, destaca Ashcar.

A Smash Courts e o Varanda Estaiada compartilham o mesmo espaço físico, com operações complementares. Enquanto a Smash funciona diariamente com foco em esporte e experiência, o Varanda ativa o local em eventos específicos, de pequeno, médio e grande portes, otimizando o uso do espaço e criando um modelo inovador de negócio. 

A inauguração contou com um soft opening exclusivo para convidados, marcando o início das atividades do complexo e apresentando ao público um novo conceito que une esporte, lifestyle e entretenimento em um dos endereços mais icônicos de São Paulo. A programação incluiu jogos-exibição com os tenistas profissionais Thomaz Bellucci, Vanessa Menga e Joana Cortez, além do Smash Open, torneio voltado a jornalistas e influenciadores realizado no período da tarde.