Orlando Luz vence com Dodig e enfrenta dupla de Romboli por vaga nas 4ªs em Paris. Stefani também está nas 8ªs

Três brasileiros estão nas oitavas de final de duplas de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada, disputado no saibro de Paris, na França.

Neste sábado, Fernando Romboli e o australiano J. P. Smith venceram a segunda partida no torneio em um jogo de três sets contra os locais Arthur Cazaux e Harold Mayot, com parciais de 7/5 6/7(7) e 6/4.

Seus adversários por uma vaga nas quartas serão justamente o brasileiro Orlando Luz e o croata Ivan Dodig, que passaram pelos alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz, cabeças de chave número 3, com parciais de 3/6 7/6(4) e 6/3.

Quem também conseguiu uma virada foi Luisa Stefani, ao lado da húngara Timea Babos, passando pela ucraniana Yuliia Starodubtseva e a croata Anastasia Detiuc, com parciais de 4/6 6/3 e 7/5.

Nas oitavas, elas terão pela frente simplesmente a dupla favorita ao título, formada pela tcheca Katerina Siniakova e a norte-americana Taylor Townsend.

Foto: Loïc Wacziak / FFT

Luz e Alves campeões em Campinas

A dupla brasileira Mateus Alves e Orlando Luz, formada de última hora para o Challenger 100 de Campinas, conquistou o título de dupla neste sábado, ao derrotar a parceria formada pelo argentino Facundo Mena e o chileno Tomas Barrios Vera por 6/3 6/4. Esta é a quarta dupla 100% brasileira a levantar o troféu do torneio mais tradicional do Brasil, que comemora neste ano a 14ª edição.

Orlando Luz e Mateus Alves (fotojump)

Esta é também o segundo título da modalidade conquistado por Orlando em Campinas. O outro foi em 2019.  Atual 74º colocado no ranking de duplas da ATP, com 40 títulos, sendo um ATP 250, Luz vive o melhor momento da carreira.

“Fizemos uma excelente semana e é muito gratificante conquistar um título já na segunda vez que jogamos juntos. Agora vem Curitiba, estaremos juntos lá também e espero jogar bem novamente”, falou Luz que saiu correndo da Sociedade Hípica para disputar o qualfiying do Challenger 100 de Curitiba a partir de amanhã.

Já Mateus Alves,168º em duplas na ATP , falou que costumava assistir o torneio quando ainda era juvenil e por isso, comemorou muito a vitória ao lado do novo parceiro.Este é o quinto título de Challenger de duplas de Alves, sendo tão importante quanto o de Antofagasta em setembro.

“É muito importante vencer aqui, este torneio tão tradicional no Brasil e perto de casa, que eu costumava vir ver quando era menor. Agora Vamos para Curitiba”, disse.

Pelo título em Campinas, Mateus e Orlando ganharam US$ 7.580 como premiação e 100 pontos no ranking. Mena e Vera levam 60 pontos e US$4.400.

Final de simples

O argentino de 27 anos vai em busca de seu maior título na carreira. Em 2019, ele foi vice-campeão em Campinas, perdendo o troféu para o peruano Juan Pablo Varillas. Ficovich, filho de mãe brasileira e pai argentino, se acha meio a meio, mas sabe que a metade argentina predomina porque sempre morou lá. Mas nas férias, vinha para o Brasil visitar a família da mãe em João Pessoa. Ele tem 13 títulos na carreira, três em eventos da série ATP Challenger. Seu melhor ranking foi 125 em 2022, posição que tenta recuperar. Com a ida para a final, Ficovich já deve subir para 177 na ATP.

A segunda semifinal não terminou. Tristan Boyer(EUA) estava para fechar o jogo sacando em 5/4 40/0 depois de vencer o primeiro set por 6/3, quando Camilo Ugo Carabelli abandonou por problemas físicos. Com a presença na final, Boyer que está em Campinas acompanhado pelo técnico uruguaio Marcelo Filippini, ex-30 do mundo, já pode comemorar seu melhor ranking. Só por somar os 50 pontos de finalista, o norte-americano chega na 181ª posição.

A decisão promete um jogo muito equilibrado e disputado, pois os dois jogadores se conhecem bem, treinam com as mesmas pessoas de será como um jogo de xadrez.

Demoliner e Luz são campeões em São Leopolodo

Os gaúchos Orlando Luz e Marcelo Demoliner foram os primeiros campeões do São Léo Open 2024. Durante o sábado (30), os atletas – que jogam o seu segundo torneio juntos, entraram em quadra com o objetivo de conquistar o primeiro título juntos, e deram um show para o público, batendo a dupla Liam Draxl (CAN) e Alexander Weis (ITA), no tie-break, e levando para casa o troféu da competição, por 7/5 3/6 10/8.

Demoliner e Luz campeões em São Leopoldo

“Foi muito bacana essa semana aqui. Tudo deu certo… Esse é o nosso segundo torneio juntos e queria agradecer todo mundo que fez parte desse grande evento aqui em São Leopoldo. Esse clube me traz muitas boas memórias, desde pequeno. Quando soube que teria a competição aqui fiz questão de participar, ainda mais com essa energia pra gente que é brasileiro, pois tem poucos torneios no Brasil. É gratificante, arrepia mesmo jogar com todo mundo aqui vibrando com a gente”, comemorou Marcelo Demoliner.

Orlandinho Luz que acabou caindo nas quartas de final de simples para o paraguaio Vallejo, se emocionou com a conquista nas duplas. “Não sei quanto tempo eu vinha sem um título, fazendo umas sete ou oito finais e sempre batendo na trave. Hoje (ontem) no último saque veio muita coisa na minha cabeça, mas fiquei muito feliz que conseguimos. Na semana passada fizemos tudo certo na outra competição e não deu certo, perdemos. Feliz por ter dado a volta por cima e sair com o título aqui é muito gratificante.”

Três brasileiros jogam nesta sexta pelas quartas do Challenger de São Leopoldo

Três brasileiros disputam nesta sexta-feira as quartas de final do Challenger de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, torneio que é disputado no saibro.

Primeiro a entrar em quadra, Orlando Luz terá pela frente o paraguaio Daniel Vallejo, número 472 do mundo, em confronto que será inédito.

Depois, confronto entre brasileiros fechando a programação do dia, com Felipe Meligeni enfrentando Matheus Pucinelli. Será o quatro confronto entre eles no circuito e Felipe lidera o retrospecto até o momento, com duas vitórias.

Foto: Cleon Medeiros

Orlando Luz ganha convite para 1º Festval Challenger, em Curitiba

Orlando Luz (384) recebeu o terceiro convite para a chave principal do 1º Festval Challenger, que acontece de 22 a 29 de outubro no Graciosa Country Clube, em Curitiba(PR). Os outros dois Wild Cards foram para o paranaense Gustavo Almeida e para o carioca Wilson Leite(595). O torneio integra o ATP Challenger Tour 75 e premia com um total de US$80 mil e dá 75 pontos ao campeão.

Aos 25 anos, Luz vem de uma boa campanha no Challenger de Campinas (US$130 mil) no início do mês, quando conquistou sua primeira vitória sobre um top 100 – o argentino Federico Coria- e alcançou as quartas de final da competição.

Qualifying começa amanhã às 10h

Doze jogos marcam o início da competição. Paranaense Kaua Gava abre programação. Confira todos os jogos em anexo.

Atenção:

– Programação e chaves do qualifying e de duplas, em anexo.

– Entrada gratuita mediante doação de no mínimo 1Kg de alimentos, que serão repassados à FAS- Curitiba (Fundação de Ação Social). Rua Clovis Bevilaqua, 181, Cabral, Curitiba(PR).

 A 1º edição do Festval Challenger integra o calendário mundial ATP Challenger Tour 75

O evento conta com o patrocínio da Rede de Supermercados Festval, e copatrocínio de Banco BRB, Dove Men + Care, Powerade, Clash’d, INNI – Bola e Roupa Oficial

Conta também com o apoio de Prefeitura de Curitiba, Federação Paranaense de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Hotel Alta Regia

Foto: João Pires/FotoJump

Orlando brilha, desbanca top 100 Coria e vai às quartas em Campinas

O início da quinta-feira rendeu surpresas muito positivas para o Brasil no Campeonato Internacional de Tênis. O gaúcho Orlando Luz e o pernambucano José Pereira fizeram a alegria da torcida na Sociedade Hípica de Campinas e avançaram às quartas de final da chave. Com premiação recorde de US$ 130 mil (R$ 673 mil na cotação atual), o evento na Sociedade Hípica distribuirá 100 pontos ao campeão. O Santander é o patrocinador oficial da competição.

Nos primeiros jogos desta quinta, os brasileiros Orlando Luz, 437º do ranking, e José Pereira, 592º do mundo, deram prosseguimento à ótima forma desde o qualifying e asseguraram lugar nas quartas de final do Challenger de Campinas. Luz, de 25 anos, conquistou a maior vitória de sua carreira no profissional ao bater o argentino Federico Coria, 83º do ranking e cabeça de chave 1. 

Mostrando muita variação, alternando devoluções precisas e subidas à rede frequentes, Orlandinho não deixou Coria confortável em nenhum momento da partida. Após 1h49, Luz causou a maior abalo na chave principal por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3. Foi o primeiro triunfo do gaúcho sobre um tenista top 100, fato que fez Orlando se entregar ao saibro após o ponto final.

“Hoje foi muito cansativo, mas também muito intenso. É uma emoção muito grande de quem bateu na trave muitas vezes nos últimos anos para ganhar de um top 100. Não é fácil quebrar barreiras no tênis. Há algumas semanas, perdi para o Cerundolo por 7/6 no 3º set. Então são dúvidas que fazem a gente pensar. Ali, no fim do 2º set, minha cabeça ‘bugou’ e daí acabei baixando a intensidade. Mas felizmente consegui voltar bem no 3º, sabia que tinha que atacá-lo, variar o jogo e sacar muito bem para deixá-lo desconfortável em quadra”, avaliou Luz. 

Por vaga na semifinal na Hípica, Orlandinho vai encarar o italiano Andrea Pellegrino, 191º do mundo, que bateu o atual campeão Jan Choinski na última quarta-feira (4). Quem também acompanhou o embalo do gaúcho foi o experiente José Pereira, outro que também precisou furar a fase classificatória. 

O pernambucano retomaria a partida contra Francisco Comesana, 126º e cabeça 4, paralisada pela chuva em 4/3 para o argentino. Entretanto, uma lesão no punho fez com que o adversário se retirasse antes de voltar à quadra. Com isso, Pereira avança para enfrentar mais um argentino: Camilo Ugo Carabelli, cabeça 8 e 11º do ranking. 

“É um jogador muito sólido do fundo da quadra, bem regular e que vem jogando muito bem. Mas tenho que manter meu plano de jogo essa semana, em que estou muito bem. Venho me sentindo muito bem. Não é a melhor maneira de se avançar (com retirada do rival), então desejo uma boa recuperação a ele. Só que minha estratégia é pensar jogo a jogo e me adaptar às condições do confronto o mais cedo possível”, analisou Pereira. 

Ainda nesta quinta, a “zebra” continuou passeando pela Hípica. O italiano Luciano Darderi, 166º do mundo, desbancou o cabeça 2, Juan Manuel Cerundolo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em apenas 1h22. Seu próximo adversário sai do duelo entre o argentino Román Burruchaga e o campineiro Felipe Meligeni Alves, cabeça 7, que jogam ainda nesta quinta. 

RESULTADOS – Quinta-Feira (05/10)

Oitavas de final – Simples
José Pereira (BRA) d. Francisco Comesana (ARG) [4], 3/4 e RET.
Orlando Luz (BRA) d. Federico Coria (ARG) [1], 6/3, 3/6 e
Luciano Darderi (ITA) d. Juan Manuel Cerundolo (ARG) [2], 6/2 e 6/4
Hugo Dellien (BOL) [6] d. Santiago Rodríguez Taverna (ARG), 6/2 e 6/3

1ª rodada – Duplas
Gilbert Klier (BRA)/Matheus Pucinelli (BRA) d. Igor Gimenez (BRA)/Nicolas Zanellato (BRA), 6/1 e 6/2

Quartas de final – Duplas
Fernando Romboli (BRA)/Marcelo Zormann (BRA) [4] d. Paulo André Saraiva (BRA)/Rafael Tosetto (BRA), 6/1, 4/6 e 10-6

Foto: João Pires/Fotojump

Orlandinho vence jogo duro e enfrenta Fonseca neste sábado por final em Mogi

O mau tempo em Mogi das Cruzes persistiu nesta sexta-feira (28) e fez a organização do Brasil Tennis Classic transferir a rodada para as quadras cobertas do Kosmos Clube. Com isso, não houve mais desculpas para interrupções ou adiamentos. Os semifinalistas, assim, foram conhecidos e o país sede conta com três representantes na briga pelo título: Orlando Luz, Nicolas Zanellato e João Fonseca. O torneio é realizado pelo Instituto Sports e distribui US$ 15.000 em prêmios.

A chuva fez a organização decidir rapidamente pela transferência dos jogos para as duas quadras cobertas do Kosmos. O paulista Nicolas Zanellato, cabeça de chave 2, precisou terminar sua partida de oitavas de final e retornou à quadra horas depois para confirmar novo triunfo. De manhã, o atual número 619º do ranking derrotou o experiente Pedro Sakamoto, 945º do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7(6), 7/5 e 6/2.

No fim da tarde, Zanellato encarou o boliviano Juan Carlos Prado, sétimo favorito e um dos melhores juvenis do mundo, e fez sua melhor partida em Mogi. Em pouco mais de 1h, o paulista de 21 anos aplicou sólidos 6/1 e 6/3. Dos quatro semifinalistas, ele é o que mais acumula tempo em quadra na semana.

Vale reforçar que, na primeira rodada, Zanellato precisou salvar 8 match points para derrotar, de virada, o compatriota Igor Gimenez. “Sabia que não tinha nada a perder depois do primeiro jogo. Tive que enfrentar o Sakamoto de manhã, um jogador experiente e que já foi 250 do mundo. Mas felizmente consegui jogar bem solto contra o Prado, todas as bolas minhas entraram, então facilitou muito as coisas para mim”, declarou o brasileiro.

Por vaga na decisão, Zanellato encara o uruguaio Franco Roncadelli, cabeça 5 e atual 771º do ranking mundial. O tenista de 23 anos passou pelo qualifier Bruno Fernandez por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3. Apesar do revés, o brasileiro somará seus primeiros pontos no ranking da ATP.

Na outra semifinal, um clássico esperado pela maioria do público de Mogi das Cruzes desde o sorteio da chave: Orlando Luz, cabeça de chave 1, contra João Fonseca, de apenas 16 anos e top 10 no ranking juvenil da ITF. Será o primeiro duelo entre ambos pelo circuito profissional e, no São Paulo Tennis Classic, a trajetória dos dois é bem distinta.

Atual 465º do mundo, Orlandinho confirmou seu favoritismo nas primeiras três rodadas, mas com uma dose de sofrimento. Nesta sexta, o gaúcho de 25 anos fez duros 7/6(5) e 7/6(1) sobre o mineiro João Victor Loureiro, sexto pré-classificado, em duelo em que precisou salvar set points em ambas as parciais.

Loureiro teve vantagem de 5/3 nos dois sets e 40/15 no saque, mas Orlandinho soube reverter as ações e levou a melhor no tie-breaks nas duas ocasiões. Neste sábado (29), o gaúcho, que já esteve na mesma situação de Fonseca na década passada, crê que o público testemunhará um belo espetáculo.

“Amanhã vai ser duríssimo. O João está fazendo um belíssimo torneio, vem obtendo excelentes resultados, tem um futuro promissor. Estou muito ansioso por esse jogo. Tenho que tentar levar o jogo para meu lado, ele pega muito forte na bola e as condições aqui em Mogi favorecem um pouco o jogo dele. Mas vou traçar a melhor estratégia com treinador e tenho certeza que as coisas vão acontecer”, declarou Luz.

Por outro lado, Fonseca passeou em quadra e não demorou mais que 1h06 para frear a boa campanha do qualifier Rafael Tosetto por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0.

“Hoje foi meu melhor jogo. Consegui me impor em quadra. Saquei muito bem, não ter o serviço quebrado é uma meta aqui na semana. E estou preparado para uma batalha contra o Orlando, que é um jogador muito sólido. Mas é entrar focado em realizar meu jogo, não tem muito o que pensar no que ele pode ou não fazer. É uma questão de eu fazer o meu plano bem feito”, analisou o jogador natural do Rio de Janeiro, que vem de quartas no Challenger de Florianópolis.

Neste sábado, a programação da quadra central começa a partir das 10h30 (horário de Brasília) com entrada gratuita ao público. A semifinal que abre o dia é exatamente o confronto entre Orlandinho e João Fonseca. Logo em seguida, Zanellato tenta confirmar uma final verde e amarela diante do uruguaio Roncadelli.

Veja os resultados desta sexta-feira no São Paulo Tennis Classic:

Oitavas de final – Simples

Juan Carlos Prado Angelo (BOL) [7] d. Henrique Costanzi de Brito (BRA), 6/4, 3/6 e 6/4
Nicolas Zanellato (BRA) [2] d. Pedro Sakamoto (BRA), 6/7(6), 7/5 e 6/2

Quartas de final – Simples

João Fonseca (BRA) [8] d. Rafael Tosetto (BRA), 6/2 e 6/0
Orlando Luz (BRA) [1] d. João Victor Loureiro (BRA) [6], 7/6(5) e 7/6(1)
Franco Roncadelli (URU) [5] d. Bruno Fernandez (BRA), 6/2 e 6/3
Nicolas Zanellato (BRA) [2] d. Juan Carlos Prado Angelo (BOL) [7], 6/1 e 6/3

Foto: João Pires/Fotojump

Orlando Luz e Rafael Matos são campeões nas duplas do Challenger do Rio de Janeiro

Principais favoritos ao título do Rio de Janeiro Tennis Classic, os gaúchos Orlando Luz e Rafael Matos sagraram-se campeões ao vencerem a parceria formada pelo norte-americano Jamie Cerretani e o carioca Fernando Romboli, por 6/2 7/6(2).

“Encerramos o ano da melhor maneira possível, com um título. Foi uma semana de superação, travei as costas depois de um jogo de simples e contei com ajuda dos fisioterapeutas do torneio para me recuperar. Agora uns dias de descanso e já me preparar para a próxima temporada”, afirmou Matos, que está classificado para o Australian Open.

“Muito feliz de terminar o ano com mais um título, ainda mais especial por ser no Brasil. Foi uma ótima semana”, disse Luz, que conquistou o quarto título ao lado de Matos.

Foto: Wander Roberto/DGW

Depois de três meses sem vitória, Wild passa pela estreia no Challenger de Lima. Orlandinho joga na terça

Depois de ficar mais de três meses sem vencer uma partida, Thiago Wild passou pela primeira rodada do Challenger de Lima, no Peru, torneio que é disputado no saibro.

Nesta segunda-feira, o brasileiro superou em sets diretos o colombiano Nicolas Mejia, com parciais de 6/2 e 6/4, garantindo vaga nas oitavas de final.

Seu próximo adversário será o tcheco Vit Kopriva, nº 200 do mundo, em confronto que será inédito.

A terça-feira será o dia da estreia de Orlando Luz no Challenger peruano, no que deve ser um duro confronto inédito diante do argentino Juan Manuel Cerundolo, nº 95 do ranking da ATP e cabeça de chave nº 2.

Brasil começa bem na Copa Davis e faz 2 a 0 sobre o Líbano

O Brasil teve um ótimo início de Copa Davis no Líbano. Neste sábado, a equipe nacional saiu vencendo os donos da casa por 2 partidas a 0, com os triunfos de Orlando Luz e Felipe Meligeni nos jogos de simples. O confronto tem sequência neste domingo, a partir das 4h (horário de Brasília). Brasil e Líbano se enfrentam em Jounieh, no país asiático, pela fase do Grupo Mundial I da Copa do Mundo do Tênis.

O primeiro a entrar em quadra pelo Brasil foi o gaúcho Orlando Luz (278º na ATP), que enfrentou Benjamin Hassan (410º), o melhor ranqueado da equipe adversária. Com uma quebra logo no primeiro serviço de Hassan, o brasileiro conseguiu controlar a partida para fechar a parcial em 6/4. O segundo set repetiu o roteiro do primeiro, com Orlando voltando a quebrar o libanês no primeiro serviço e fechando em 6/4.

“É um sentimento muito bom estrear pelo Brasil na Copa Davis com a vitória. Foi um jogo bem duro e fiquei um pouco nervoso no final, o que eu acho que é normal. Mas, no fim das contas, estou muito feliz por fazer esse ponto para o nosso time no começo do confronto”, comemorou Orlando. “Acho que eu e o capitão conversamos muito bem e a tática funcionou. Conseguimos apressar alguns pontos, forçando o erro do adversário, e ele sentiu bastante. Isso é fruto do trabalho que fizemos ao longo na semana pensando no jogo”, analisou o tenista.

Na segunda partida do dia, o paulista Felipe Meligeni (194º) teve um começo avassalador contra Hady Habib (754º). Com três quebras de serviço na primeira parcial, Meligeni fechou o set em 6/1. Na segunda parcial, porém, o brasileiro viu o adversário subir de nível e endurecer o confronto. Habib quebrou o brasileiro no início do set e abriu 2 a 0. Felipe só devolveu a quebra no 3 a 3 e, a partir de então, não deu mais chances para o rival, fechando em 6/3.

“Foi uma partida bem intensa pra mim. Eu já tinha jogado duplas na Copa Davis, mas este foi o primeiro jogo de simples e é bem diferente. Muito contente por conseguir a vitória para o Brasil e abrir 2 a 0. No primeiro set, eu joguei muito bem taticamente, como o capitão pediu. No segundo, eu baixei a energia, mas a equipe inteira estava vibrando e conseguiu me puxar de volta. No fim, consegui jogar um ótimo nível de tênis”, celebrou.

Domingo começa com jogo de duplas

O domingo terá início com o duelo das duplas, com Marcelo Demoliner e Rafael Matos enfrentando Hady Habib / Hassan Ibrahim. O jogo terá início às 10h em Jounieh (4h no horário de Brasília). Havendo necessidade, serão disputadas as outras duas partidas de simples: Felipe Meligeni vs. Benjamin Hassan e Orlando Luz vs. Hady Habib.

O confronto da Copa Davis é disputado em melhor de cinco partidas, avançando para a fase de Qualifiers a equipe que somar três vitórias.

Foto: Lucas Balduino/CBT