Marcelo Melo e Rafael Matos conquistam o título de duplas do Rio Open

O Rio Open, apresentado pela Claro, tem pelo segundo ano seguido o título de duplas conquistado por brasileiros, mas desta vez de forma especial, com uma parceria formada apenas por tenistas do país, com Marcelo Melo e Rafael Matos, os dois melhores duplistas do país na atualidade.

Matos conquistou o maior torneio de América do Sul pelo segundo ano consecutivo, enquanto Melo enfim chegou ao primeiro título no Rio depois de duas vezes chegando à final, mas sem a taça. Desta vez, aos 41 anos, o ex-número 1 do mundo levantou o troféu no Jockey Club Brasileiro e se emocionou muito após a partida contra os espanhóis Pedro Martinez e Jaume Munar por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5, em 1h37.

“Faz mais ou menos 18 anos que eu jogo duplas. Eu fui número 1 do mundo, ganhei Roland Garros, Wimbledon, mas igual isso aqui não tem jeito. A gente escuta muita coisa, espero que não pareça, mas eu tenho 41, é um título que todo mundo ao meu redor sabia o quanto eu queria ganhar. Fui muito esperto de ter escolhido o Rafa para mostrar o caminho das pedras”, disse Melo.

“Realmente muito especial pra mim, eu tive inúmeras conquistas, mas era um título que eu realmente gostaria de vencer, o Rio Open. Todo ano a gente vem aqui e tenta programar para que aconteça. Eu sempre acreditei que seria possível, era minha terceira final já, estava passando da hora de conquistar o título que para mim é com certeza um dos mais importantes”, completou.

A conquista na Cidade Maravilhosa depois de uma final em Buenos Aires coloca a dupla brasileira como a sexta melhor da temporada na corrida para o ATP Finals, que reúne as oito melhores parcerias no fim do ano em Turim, na Itália.

Marcelo Melo se torna o maior campeão de duplas em atividade

O troféu do ATP 500 carioca foi o 39º da carreira de Marcelo Melo em 77 finais disputadas. Com o título, ele se igualou ao croata Mate Pavic como o maior campeão de duplas em atividade na ATP. O tenista não pretende parar por aí, ressalta que pretende seguir jogando e com planos para chegar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

“Falaram que eu deveria ter parado, só quem me conhece o tanto que eu invisto e me dedico ao tênis. Agradeço meus amigos que vieram de Belo Horizonte, todo mundo merece, o Daniel meu treinador, o Chris, que é meu preparador físico e permite que eu tenha condições de jogar, a gente merece muito isso. Meu obrigado especial mesmo é pro Rafa por ter acreditado em mim independente de tudo que eu fiz, da minha idade”, disse Melo.

“Quem mais me incentiva a chegar em Los Angeles é o Rafa. Vou continuar ainda, nem penso em parar por agora, se der vou ficar muito feliz, vai ser minha quinta Olimpíada”, completou.

Rafael Matos entra no hall dos maiores campeões do Rio Open

Matos é o primeiro tenista que consegue defender o título nas duplas do Rio Open. Em 2024, ele venceu ao lado do colombiano Nicolas Barrientos. Com a conquista ao lado de Marcelo Melo, o brasileiro se iguala aos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, além do argentino Maximo Gonzalez entre os maiores campeões da história do torneio.

“Foi ainda mais especial esse ano. O Marcelo é um cara inspirador dentro e fora da quadra, ter essa dupla 100% brasileira representando o país no Rio Open, maior torneio que a gente tem, é difícil de explicar o sentimento. Muito feliz de ter conquistado o título do lado dele aqui no Rio. Difícil colocar em palavras, mas é um sentimento muito forte, a quadra estava incrível hoje, lotada, o pessoal ficou até tarde para apoiar, uma energia incrível”, disse Matos.

O agora bicampeão também analisou o jogo do título e o momento difícil que foi o erro de Marcelo no voleio quando a dupla tinha o match point, e como eles conseguiram ficar firmes na partida.

“Depois daquele voleio a gente teve que colocar a cabeça no lugar, estava 5 a 5 e o jogo continua. A gente fez muito bem isso, foi bem importante ter mantido a cabeça fria depois de uma oportunidade daquela e deu certo no fim”, concluiu.

João Fonseca é pé quente na torcida pelos brasileiros na final

Depois de acompanhar a semifinal de duplas na sexta-feira, na Quadra 1, o fenômeno carioca João Fonseca mais uma vez foi à Quadra Guga Kuerten para apoiar Marcelo Melo e Rafael Matos na decisão contra os espanhóis Pedro Martínez e Jaume Munar.

Cerimônia de encerramento e final de simples acontecem neste domingo

Neste domingo acontece a final de simples do Rio Open, com o francês Alexandre Muller enfrentando o argentino Sebastian Baez, atual campeão do torneio ATP 500 carioca, a partir das 17h. Antes da partida, haverá a cerimônia oficial de encerramento do maior torneio da América do Sul.

A promessa do tênis brasileiro Victoria Barros, de 15 anos, entrará na Quadra Guga Kuerten com o troféu do campeão e a artista Julia Mestre vai cantar o hino nacional brasileiro. Antes da cerimônia, às 16h45, o artista Rodrigo Sha fará um show também no estádio do Rio Open.

Foto: Divulgação/Fotojump

ATP confirma lista de duplas do Rio Open 2025

A lista das duplas que disputarão o Rio Open apresentado pela Claro foi divulgada pela ATP nesta segunda-feira. O forte line-up conta com grandes nomes do circuito, como os norte-americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram, medalhistas nos Jogos Olímpicos de Paris, os campeões do Rio Open 2023 Máximo Gonzalez e Andres Molteni, e a dupla do ex-número 1 do mundo Marcelo Melo com Rafael Matos, o atual campeão do torneio. O ATP 500 carioca será disputado entre 15 e 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

São cinco campeões de Grand Slam, com Rajeev Ram, Austin Krajicek, Marcelo Melo, Rafael Matos e Jan Zielinski confirmados na chave principal, sendo três deles também ex-número 1 do mundo (Melo, Krajicek e Ram), e mais um campeão de Slam no qualifying, com Jean-Julien Rojer na disputa. Com jogos emocionantes nas duas chaves, esta edição promete mostrar o melhor das duplas masculinas no maior torneio de tênis da América do Sul.

Marcelo Melo, dono de 38 títulos no circuito de duplas, incluindo Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017, e Rafael Matos, o primeiro brasileiro a levantar o troféu do Rio Open (em 2024 com Nicolas Barrientos) e campeão do Australian Open 2023 nas duplas mistas (com Luísa Stefani), são a única dupla 100% brasileira garantida diretamente através do ranking. O ex-número 1 do mundo fará a sua 11ª participação no Rio Open, sendo o único brasileiro a disputar todas as edições do torneio.

O destaque entre as estrelas internacionais fica por conta de Austin Krajicek e Rajeev Ram. Medalhistas de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, os ex-número 1 do mundo juntaram forças definitivas após a conquista na França e vão em busca do título na Cidade Maravilhosa. Krajicek é dono de 12 títulos e tem uma grande afinidade com o saibro, tendo Roland Garros 2023 entre as suas grandes conquistas. Rajeev Ram, que disputou o Rio Open pela primeira vez no ano passado, retorna adicionando a sua vasta experiência na chave. São seis títulos de Grand Slam em sua currículo, incluindo três US Open consecutivos nas duplas masculinas. Além da medalha de prata em Paris, Ram também foi conquistou outra prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro nas duplas mistas.

Os campeões do Rio Open 2023 Máximo Gonzalez e Andrés Molteni também retornam ao torneio, além de Nicolas Barrientos, atual campeão com Rafael Matos, que irá disputar esta edição ao lado do francês Gregoire Jacq. Fortes nomes como Sander Gille e Jan Zielinski, ambos finalista de Grand Slam nas duplas masculinas, os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, e o experiente Santiago Gonzalez também figuram a lista.

Foto: Divulgação/FotoJump

França vence o Brasil na Davis

O Time Brasil BRB foi superado pela França, por 4 a 0, na primeira rodada dos Qualifiers da Copa Davis, neste final de semana, em Orléans. Após a equipe brasileira sair perdendo no primeiro dia do confronto, os duplistas Rafael Matos (número 38 do mundo) e Marcelo Melo (#39) sofreram a virada, neste domingo (2), para Pierre-Hugues Herbert (#277) e Benjamin Bonzi (#287), por 4/6 6/3 6/4. Com o confronto definido, Matheus Pucinelli (#302) e Giovanni Perricard (#30) jogaram para cumprir tabela, com vitória do francês por duplo 6/4.

Rafael MATOS (BRA) e Marcelo MELO (BRA) (ITF)

Com o resultado do confronto, os brasileiros jogam agora no Grupo Mundial I, disputado em setembro, com adversário a ser definido em sorteio. Já os franceses avançam para a segunda rodada dos Qualifiers e enfrentam a Croácia.

Iniciando o segundo dia de jogos, Rafael Matos e Marcelo Melo demonstraram superioridade no primeiro set e abriram vantagem no duelo. Os franceses conseguiram equilibrar o jogo no segundo set, e com o apoio da torcida empataram e viraram o placar no set seguinte, anotando 4/6 6/3 6/4 para definir o confronto.

Após a partida, Matos elogiou a atitude dos adversários e considerou que o duelo foi vencido nos detalhes. “Foi uma partida de alto nível e o resultado foi decidido por pouco. Eles acabaram jogando melhor nos momentos importantes e foi o que fez a diferença”, disse.

Para fechar o duelo contra os franceses, Matheus Pucinelli enfrentou Giovanni Perricard, que teve o saque como sua melhor arma. Com golpes que passavam dos 200 km/h, o tenista da casa fechou o confronto com o placar de 6/4 6/4.

Mesmo com o revés no confronto, o capitão do Time Brasil BRB, Jaime Oncins, fez questão de elogiar a atitude dos brasileiros em quadra. “É claro que não foi o resultado que esperávamos, mas enfrentamos uma das equipes mais fortes do mundo hoje, em uma superfície escolhida por eles. Saímos daqui de cabeça erguida, pois foi o confronto que esperávamos em termos de dificuldade. Cada um deu o seu melhor, e o que posso dizer sobre essa equipe é que todos lutaram até o fim, mas os franceses foram melhores e mereceram a vitória”, comentou.

O treinador ainda falou dos próximos passos para a equipe e deseja apenas que o próximo confronto seja em território brasileiro. “Ainda é muito cedo para falarmos sobre a próxima fase, precisamos aguardar o sorteio, mas o que eu realmente espero é poder jogar em casa. Se não me engano, esse foi o quinto confronto fora de casa, e jogar a Copa Davis fora é sempre um desafio. Portanto, minha única torcida é que possamos disputar o próximo confronto em casa”, completou.

Confira os resultados:

França 4 x 0 Time Brasil BRB

Ugo Humbert (FRA) d. João Fonseca (BRA) – 7/5 6/3

Arthur Fils (FRA) d. Thiago Wild (BRA) – 6/1 6/4

Benjamin Bonzi/Pierre Herbert (FRA) d. Rafael Matos/Marcelo Melo (BRA) – 4/6 6/3 6/4

Giovanni Mpetshi Perricard (FRA) d. Matheus Pucinelli (BRA) – 6/4 6/4

Melo e Matos param na estreia no ATP 500 de Viena, na Áustria

A dupla Marcelo Melo e Rafael Matos parou na primeira rodada do ATP 500 de Viena. Nesta segunda-feira (21), no jogo de estreia no torneio, o britânico Neal Skupski e o neozelandês Michael Venus marcaram 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h02min. Da Áustria, Melo segue para a França, onde disputa o Masters 1000 de Paris, na próxima semana, ao lado do alemão Alexander Zverev.

“Hoje eles jogaram muito bem, tentamos algumas jogadas diferentes, mas não deu certo. As condições de jogo bem rápidas foram mais favoráveis para eles”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.

No primeiro set, os adversários quebraram duas vezes, no quarto e oitavo games, para fazer 6/2. Melo e Matos tiveram chance de break no sétimo game, mas Skupski e Venus salvaram. No segundo set, o britânico e o neozelandês conseguiram a quebra no sexto game, abrindo 4/2. Novamente no sétimo game, chance de break para o mineiro e o gaúcho, mais uma vez salva pelos adversários, que fecharam em 6/3 para avançar em Viena.

Foto: Andrew Ong/USTA

Melo e Matos param na estreia em Pequim e seguem para o Masters 1000 de Xangai

Em jogo decidido no match tie-break, Marcelo Melo e Rafael Matos pararam na estreia no ATP 500 de Pequim, na China, na madrugada deste sábado (28). O britânico Jamie Murray e o australiano John Peers marcaram 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (9-7), 3/6 e 12-10, em 1h53min. O mineiro e o gaúcho, agora, seguem para o seu segundo torneio chinês na temporada, a partir desta quarta-feira (2/10), o Masters 1000 de Xangai.

“Infelizmente não deu por aqui. Uma derrota dura para nós, porque chegamos a ter match point. Foi um jogo em que tivemos algumas chances no primeiro set, no segundo conseguimos aproveitar mais. Depois chegamos a abrir 5-1 no super tie-break. Então, acho que hoje a gente teve as chances, mas não conseguiu concluir o jogo. Estava na nossa mão, o resultado poderia ter sido diferente”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.

“Agora é analisar para, no próximo jogo, aproveitar melhor essas chances, pois nesse nível é assim mesmo, se não fizer, eles acabam aproveitando e ganhando”, completou. 

No set inicial, os adversários quebraram primeiro, abrindo 4/2. Melo e Matos devolveram em seguida e, sem novos breaks, a definição foi para o tie-break. O mineiro e o gaúcho tiveram set points, mas o britânico e o australiano salvaram, passaram à frente e fecharam: 7/6 (9-7). Melo e Matos foram em busca da virada. Com um break no quarto game do segundo set, marcaram 3/1 e mantiveram a vantagem para fechar em 6/3. No match tie-break, o mineiro e o gaúcho chegaram a abrir 5/1 e a ter um match point, quando venciam por 10-9. Mas, os adversários salvaram, empataram e fecharam em 12-10 para seguir em Pequim.

Foto: mubadalacitidcopen

Melo e Matos vencem dupla britânica e estão na segunda rodada em Wimbledon

Marcelo Melo e Rafael Matos estão na segunda rodada do torneio de Wimbledon. Nesta quarta-feira (3), o mineiro e o gaúcho estrearam no All England Club derrotando os convidados britânicos Jacob Fearnley e Jack Pinnington Jones. A dupla brasileira marcou 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-5), em 1h42. Os próximos adversários no Grand Slam, em Londres, na Inglaterra, em data a ser definida, serão o colombiano Nicolas Barrientos e o português Francisco Cabral, que venceram os cabeças de chave 10, o croata Ivan Dodig e o norte-americano Austin Krajicek: 7/6 (7-4) e 7/6 (8-6).

“Muito feliz aqui com a vitória. Acho que jogamos muito bem a primeira rodada. Sempre uma estreia de Grand Slam é um pouco mais complicada, principalmente enfrentando dois britânicos, que têm o costume de jogar na grama. Eu e o Rafa jogamos bem na grama, também, nos torneios anteriores. Então sabíamos que ia ser um bom jogo”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.

“A chave foi usar a nossa experiência, manter a calma, especialmente no segundo set para fechar, onde a gente teve uma oportunidade no 5 a 4, mas aí não conseguimos, mantivemos a calma e definimos no tie-break. Foi bem importante. E seguir passo a passo”, completou.

No primeiro set, as duplas mantiveram os seus serviços até o décimo game, quando Melo e Matos conseguiram o break para marcar 6/4 e sair na frente no jogo. O segundo set foi ainda mais equilibrado. O mineiro e o gaúcho tiveram a chance de fechar em novo 6/4, mas os adversários salvaram dois match-points para deixar tudo igual em 5/5. Sem quebras, a definição foi o tie-break, com a dupla brasileira fechando em 7/6 (7-5) para avançar no Grand Slam. A partida teve uma paralisação por causa da chuva, quando Melo e Matos venciam por 5/4 no set inicial. 

Melo foi campeão em Wimbledon na temporada de 2017 em parceria com o polonês Lukasz Kubot, tendo sido finalista em 2013, com o croata Ivan Dodig. E joga o Grand Slam em Londres pela 17ª vez. 

O mineiro e o gaúcho fizeram dois torneios preparatórios, antes de Wimbledon, comemorando o título no ATP 250 de Stuttgart, em junho, na Alemanha. Com a conquista, Melo soma seis títulos na grama.

Melo e Matos iniciaram a parceria em maio, de olho nos Jogos Olímpicos de Paris, disputando desde então o ATP 250 de Genebra, na Suíça, Roland Garros, Grand Slam em Paris, na França, e os ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha, Eastbourne, na Inglaterra, e agora Wimbledon, com seis vitórias juntos. 

Foto: Boss Open

Marcelo Melo e Rafael Matos são campeões na grama do ATP de Stuttgart

O título do ATP 250 de Stuttgart é da dupla brasileira Marcelo Melo e Rafael Matos. Neste domingo (16), na final do torneio, que abriu a temporada de grama da parceria, o mineiro e o gaúcho comemoraram a primeira conquista juntos, diante do britânico Julian Cash e do norte-americano Robert Galloway. Melo e Matos venceram de virada: 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 10-8. É o 38º título de Melo na carreira, recordista brasileiro – 16º de ATP 250 – e o sexto na grama. Jogo terminado, a festa foi do Brasil na Alemanha.

“Muito feliz com a vitória. Primeiro torneio de grama jogando juntos, conseguimos o título. Fizemos belos jogos durante a semana toda. Jogamos muito confiantes nos momentos importantes do primeiro jogo à final. Acho que é uma fração de um belo caminho que temos pela frente. Eu e o Rafa estamos realmente muito contentes com esse titulo aqui em Stuttgart”, comemorou Marcelo que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.

Melo e Matos completam uma semana de belas vitórias, mostrando um entrosamento cada vez maior. Foi apenas o terceiro torneio na temporada desde que anunciaram a parceria, de olho em uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris – antes, jogaram uma vez em 2023. São cinco vitórias juntos. Estiveram também no ATP 250 de Genebra, na Suíça, e Roland Garros, Grand Slam em Paris, na França. O mineiro e o gaúcho seguem na grama até o Grand Slam de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra, que começa no dia 1º de julho.

Com a conquista deste domingo, Melo soma agora seis títulos na grama, sendo um deles o Grand Slam, Wimbledon, em 2017, ao lado do polonês Lukasz Kubot, com quem venceu também duas vezes o ATP 500 de Halle (2017 e 2018) e uma o ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch (2017). Com o australiano John Peers, comemorou mais uma vez em Halle, no ano passado. Foi a segunda final do mineiro em 2024 (74ª da carreira), vice-campeão no Masters 1000 de Monte Carlo com o alemão Alexander Zverev, no saibro de Mônaco, em abril.

De virada – Com uma única quebra no sexto game do primeiro set, os adversários venceram por 6/3. Melo e Matos buscaram a reação e devolveram o 6/3 no segundo set, com dois breaks: no segundo game, abrindo na sequência 3/0, e no oitavo, para fazer 5/3 e fechar em seguida, deixando tudo igual. No match tie-break, o mineiro e o gaúcho estiverem sempre à frente, a partir do 3-2, marcando 10-8 para ganhar o título em Stuttgart.

Foto: Boss Open

Melo e Matos estão na final do ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha

Muito equilibrio, uma bela vitória e a vaga na final. A parceria brasileira  Marcelo Melo e Rafael Matos chega a sua primeira decisão. O mineiro e o gaúcho vão em busca do título do ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha. Nesta sexta-feira (14), em um jogo decidido no match tie-break, após dois tie-breaks, Melo e Matos derrotaram os alemães Constantin Frantzen e Hendrik Jebens na semifinal. Após 2h03min, a dupla marcou 7/6 (7-5), 6/7 (3-7) e 13-11 para avançar no torneio que abre a temporada de grama.

Será a final de número 74 de Melo, que busca o seu 38º título na carreira – 16º de ATP 250. Os adversários serão o britânico Julian Cash e o norte-americano Robert Galloway, que venceram o indiano Yuki Bhambri e o francês Albano Olivetti (7/5 e 6/4). O jogo está programado para este domingo (16), às 6h (horário de Brasília).

“Muito contente com a vitória aqui. Um jogo duríssimo de novo. Mesma dupla que jogamos na primeira rodada em Roland Garros. Eu e o Rafa conseguimos jogar bem na maior parte do jogo, o que foi chave. Mantivemos a cabeça fria, salvamos match-point sacando, com bons pontos. Fomos agressivos na hora que tivemos de ser, especialmente no match-point. Estamos entrosando muito bem. Como falei, o jogo hoje era muito duro, eles ganharam de ótimas duplas”, explicou Marcelo..

“É a primeira vez que estou jogando com o Rafa na grama. Vários pontos que fizemos em momentos importantes vêm do entrosamento que estamos construindo. Esse foi o principal ponto. A maneira que já estamos conseguindo encaixar de jogar, que é um complementando bem o outro. Realmente muito feliz. Salvar match-point, ir para a final de um torneio já no começo de uma parceria. Espero que dê tudo certo. Temos amanhã (sábado) um dia off, para aprimorar algumas coisas e ir com tudo no domingo”, completou.

O jogo – O primeiro set já mostrou o que seria o jogo. Sem quebras, a definição foi para o tie-break, com Melo e Matos saindo na frente na partida, 7/6 (7-5). O segundo set repetiu o primeiro. Novamente nenhum break e mais um tie-break. Desta vez, com vitória dos adversários, por 7/6 (7-3), levando a decisão para o match tie-break. Mais equilíbrio, com as duplas se alternando à frente, ponto a ponto. O mineiro e o gaúcho ainda salvaram dois match-points antes de fechar em 13-11.

Este é o terceiro torneio de Melo e Matos em 2024 desde que anunciaram a parceria, o primeiro na grama, somando quatro vitórias juntos na temporada. Antes, no saibro, jogaram o ATP 250 de Genebra, na Suíça, e Roland Garros, Grand Slam em Paris, na França. O mineiro e o gaúcho seguem na grama até o Grand Slam de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra, que começa no dia 1 de julho.

Foto: Boss Open

Rafael Matos é primeiro brasileiro campeão do Rio Open nas duplas

A histórica 10ª edição do Rio Open terminou com uma conquista inédita para o tênis brasileiro, com o primeiro título de um tenista do país nas duplas após a vitória de Rafael Matos ao lado do colombiano Nicolas Barrientos em um dia também memorável para o argentino Sebastian Baez, que chegou ao maior título da carreira, o primeiro em um ATP 500, no Jockey Club Brasileiro.

Na abertura da programação neste domingo, Rafael Matos foi o quinto brasileiro a jogar a uma final nas duplas do Rio Open e teve êxito para levar o título com Barrientos na primeira partida da semana em que não precisou jogar três sets, vencendo os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/3.

Matos encerra o jejum de títulos brasileiros no maior torneio da América do Sul depois das tentativas de quatro duplas com brasileiros. Marcelo Melo foi vice em 2014 ao lado do espanhol David Marrero, Thomaz Bellucci e Rogerio Dutra Silva perderam a final em 2019. Bruno Soares decidiu o título ao lado de Jamie Murray em 2022 e Marcelo Melo voltou a ser vice-campeão com o colombiano Juan Sebastian Cabal em 2023.

Durante a cerimônia de premiação, Matos citou a presença de Bruno Soares e lembrou que ele chegou perto do título, assim como Marcelo Melo, e de como os dois abriram portas para que outros tenistas pudessem seguir o caminho das duplas.

“É uma honra estar no meio desses caras, são gigantes do nosso esporte, do nosso país, abriram as portas onde ninguém havia trilhado esse caminho ainda, então tem eu e vários jovens vindo pelo caminho das duplas também. É muito especial, o Rio Open 10 anos, esse torneio merecia um brasileiro porque é incrível de verdade, toda a organização, toda essa atmosfera é demais”, disse Matos.

Na entrevista coletiva, ele se declarou ao maior torneio de tênis da América do Sul e disse que o Rio Open merecia um título brasileiro.

“É realmente muito especial, não poderia ter pedido esse primeiro título de ATP 500 em outro lugar, sendo o primeiro brasileiro a ganhar aqui. O Rio Open merecia isso, nas duplas já tinha batido na trave quatro vezes, merecia, é um torneio incrível, toda a torcida brasileira sempre apoiando muito, um torneio incrível para os brasileiros. Todo mundo vem fazendo um bom trabalho e subindo pouco a pouco foi bem merecido para o torneio e para o tênis brasileiro”.

Rafael Matos agora soma sete títulos no circuito, com Córdoba em 2021, Santiago, Marrakech, Mallorca, Bastad e Sofia em 2022, além do ATP 500 no Rio Open. Para o colombiano Nicolas Barrientos foi a primeira conquista de título na ATP.

“Estou muito feliz por essa semana, foi incrível toda a semana, todo mundo me apoiando, ao Rafa, claro, mas me sinto em casa aqui, obrigado a todo mundo, a verdade é que é uma atmosfera incrível”, disse Barrientos. “É a minha primeira vez no torneio, mas quero voltar todos os anos em que seguir jogando na minha carreira”, completou.

Foto: Fotojump

Rafael Matos e João Lucas Reis ganham convites para o Rio Open

Mais um campeão de Grand Slam acaba de ser confirmado pelo Rio Open apresentado pela Claro para 2024. Rafael Matos, vencedor de duplas mistas do Australian Open 2023 ao lado de Luisa Stefani, recebeu o Wild Card para a chave principal de duplas da simbólica 10ª edição do Rio Open, onde atuará junto ao colombiano Nicolás Barrientos. O maior evento de Tênis da América do Sul ocorre de 17 a 25 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro.


O ano de 2023 não foi marcante para Rafael Matos somente pelo título de Grand Slam, mas também por ter registrado a sua melhor posição no ranking de duplas da ATP: 26º lugar, no dia 6 de fevereiro. Essa destacada posição foi resultado direto da excelente temporada de 2022 do tenista gaúcho, que contou com nada menos do que 5 títulos de ATP: em Sofia (Bulgária), Bastad (Suécia), Mallorca (Espanha) e Marrakech (Marrocos), sempre na companhia do espanhol David Vega Hernández, e em Santiago (Chile), na parceria do compatriota Felipe Meligeni Alves. Em 2021, também com Felipe Meligeni Alves, venceu em Córdoba (Argentina). Hoje, aos 28 anos, Rafael Matos ocupa a 57ª colocação no ranking mundial.


O outro brasileiro já confirmado na chave principal de duplas do Rio Open 2024 é o ex-número 1 da ATP Marcelo Melo, que jogará com o holandês Matwe Middelkoop. A competição ainda receberá duplas de destaque no circuito como Rajeev Ram (EUA) e Joe Salisbury (GBR), que também já ocuparam o topo do ranking da ATP, e os atuais campeões Maximo Gonzalez (ARG) e Andres Molteni (ARG).


João Lucas Reis recebe Wild Card para o Qualifying de simples
O pernambucano João Lucas Reis recebeu o convite para disputar a chave de simples do Qualifying. Com sede no Jockey Club Brasileiro, o Qualifying ocorre no fim de semana dos dias 17 e 18 de fevereiro, com entrada gratuita.


Aos 23 anos, João Lucas Reis é o atual 310 do ranking de simples da ATP, sendo sua melhor posição a de número 259, alcançada a 8 de maio de 2023, logo após ser finalista do Challenger de Coquimbo (Chile). Ainda em 2023, o tenista realizou boa campanha na Maria Esther Bueno Cup, caindo na semifinal. Entre os seus títulos de simples, João Lucas Reis conquistou o bicampeonato do M15 de Cancún (México) da ITF, em 2019 e 2020, e o M25 Brazil F4 Futures, em 2018.

João Lucas Reis é o terceiro brasileiro confirmado para o Qualifying do Rio Open 2024, se juntando a Thiago Monteiro e Gilbert Klier. Ao todo, o Qualifying de simples inclui 16 tenistas e distribui 4 vagas para a chave principal do torneio, que já conta com os brasileiros Thiago Wild, Gustavo Heide e João Fonseca e grandes estrelas como Carlos Alcaraz (ESP), Marin Cilic (CRO), Cameron Norrie (GBR), Arthur Fils (FRA) e Stan Wawrinka (SUI).

RESGATE DE INGRESSOS E ENTRADA GRATUITA
A entrada para os jogos do Qualifying será gratuita. Para resgatar a entrada, os interessados devem participar do cadastro de ingresso no dia 14 de fevereiro, a partir das 11h, em https://www.eventim.com.br/rioopenqualifying. Os ingressos são gratuitos, limitados e sujeitos à disponibilidade, com limite de duas entradas por CPF.
O Qualifying dá quatro vagas na chave principal de simples do Rio Open e uma na chave de duplas. Os jogos terão início às 16h, com a abertura dos portões acontecendo às 15h.